A cidade de Catalão (GO) recebe neste sábado, 08, a partir das 15h30, na Praça Getúlio Vargas, o Segundo Encontro Cultural das Congadas do Estado de Goiás. O evento reunirá 22 ternos de congada — grupos organizados de dançarinos e músicos devotos — vindos de diversas cidades de Goiás e Minas Gerais, celebrando uma das mais importantes manifestações culturais e religiosas do Brasil Central.
Fé, resistência e ancestralidade
Para Clícia Feitosa, secretária de Cultura de Três Ranchos e uma das idealizadoras do encontro, as congadas representam muito mais que uma manifestação cultural. "As Congadas são uma das mais belas expressões culturais e religiosas do nosso povo. Elas representam fé, resistência e ancestralidade — um elo que conecta o passado ao presente por meio da música, da dança e da devoção a Nossa Senhora do Rosário", afirma.
O encontro contará com uma obra especial criada pela artista visual e historiadora goiana Helena Vasconcelos, que há 10 anos dedica-se a registrar as congadas em suas pinturas. A obra retrata o rei e a rainha — símbolos do reinado — além do capitão e diversos elementos representativos dos vários ternos. "A intenção foi destacar a história dos congadeiros, pensando no encontro de todos. Quis mostrar a trajetória deles, que são os guardiões das tradições e da resistência, a luta por mostrar a força deles e as tradições que querem manter", explica a artista.

Atividades culturais
A programação começa ao meio-dia, com a abertura da praça e atividades culturais oferecidas pela Secretaria Municipal de Cultura de Catalão. A partir das 14h, o público poderá participar de roda de capoeira da Associação Pererê, assistir a apresentações musicais com alunos da rede municipal e conferir exposição de artesanato local, que ficará disponível durante todo o evento. A gastronomia típica também estará presente, proporcionando uma imersão completa na cultura regional.
Às 15h, os ternos se concentram na Capela de Nossa Senhora do Rosário para o tradicional cortejo pelas ruas históricas de Catalão até a praça principal. A cerimônia oficial de abertura acontece às 15h30, com a presença de autoridades
As apresentações dos 22 ternos começam às 16h. Cada grupo terá cerca de dez minutos para mostrar sua coreografia, cânticos e devoção a Nossa Senhora do Rosário. Os ternos representam diferentes estilos e ritmos, cada um com características musicais, passos de dança e indumentárias próprias, em um espetáculo que encanta plateias de todas as idades.
O evento se estende até às 21h, com um grande encontro final reunindo todos os ternos no palco em celebração conjunta, seguido de show gratuito de pagode com o Grupo Sereno, oferecimento da Irmandade Nossa Senhora do Rosário de Catalão.
Sobre o Encontro de Congadas
O Segundo Encontro Cultural das Congadas do Estado de Goiás antecede as comemorações dos 150 anos das Congadas em Goiás, que serão celebrados em 2026. Neste ano, ao comemorar 149 anos dessa tradição no estado, o projeto propõe um resgate de cantos, memórias e expressões da cultura goiana ligadas às congadas.
Com raízes afro-brasileiras, as congadas são resultado da miscigenação entre culturas africanas e elementos católicos durante o período da escravidão. Nascidas em um contexto de resistência, essas manifestações combinam música, dança, teatro e religiosidade popular, tornando-se um espaço rico de saberes e afirmação da identidade negra. A tradição na região remonta ao fim da década de 1940, consolidando-se como uma das mais importantes expressões culturais de Goiás.





Comentários: