Seu Portal de Notícias N&N - Sua fonte de notícias no Brasil

Terça-feira, 18 de Marco de 2025

Notícias/Cidades

Goiânia terá dez novos locais para descarte provisório de resíduos

Prefeitura analisa áreas para a instalação de mais ecopontos para a população descartar materiais

Goiânia terá dez novos locais para descarte provisório de resíduos
Prefeitura de Goiânia
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Goiânia ganhará dez novos locais para descarte provisório de resíduos inorgânicos. Eles estão sendo preparados para a finalidade e serão anunciados na próxima semana. Outras áreas para a instalação definitiva de ecopontos – que se somarão aos cinco já existentes – também estão sendo avaliadas. O assunto foi tratado na manhã desta quinta-feira (6/2) em reunião com a participação da presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Zilma Peixoto, da secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Ana Carolina de Souza Almeida, e de representantes da Agência de Regulação de Goiânia (AR) e do consórcio LimpaGyn. 

A ampliação dos locais para descarte adequado de materiais é uma determinação do prefeito Sandro Mabel. A limpeza de vias, parques, áreas públicas e de toda a rede de drenagem da capital é uma das prioridades dos primeiros 100 dias de governo. Na reunião de hoje foram definidos os dez endereços para o descarte provisório. A presidente da Amma, Zilma Peixoto, explica que esses locais já vêm sendo usados indevidamente pela população. “Colocaremos caçambas em cada um deles para minimizar o dano ambiental e a LimpaGyn fará o recolhimento periódico do material”, esclareceu Zilma.

Já em relação aos novos ecopontos e pátios de transferência definitivos, algumas áreas com possibilidade de receber essa destinação foram apontadas na reunião. O levantamento está sendo feito com base no maior volume de descarte irregular, facilidade de acesso para a população, viabilidade logística, distribuição pela cidade e menor impacto ambiental. A lista será enviada para a Seplan até a próxima segunda-feira (10/1), e a pasta analisará se as áreas são públicas ou privadas, e se há a possibilidade de destiná-las definitivamente para este fim.  

Publicidade

Leia Também:

“Os locais definitivos terão toda a infraestrutura do ecoponto, com calçamento adequado e área para manobra dos caminhões”, explicou. Já os provisórios serão usados até que a implementação dos novos ecopontos atenda a demanda da cidade. “Entendemos a urgência da situação e quisemos dar uma solução rápida para a população, mas precisamos da colaboração de todos para termos uma cidade mais limpa” incentivou Zilma. 

Descarte de resíduos
O descarte de resíduos em lugares não destinados para esse fim é crime ambiental punido com multa a partir de R$ 5 mil. Além disso, quem é pego cometendo a infração tem o equipamento   utilizado apreendido. Em janeiro, a Amma apreendeu 4 veículos, além de ter emitido 42 notificações e 40 autos de infração por entulhamento em locais proibidos.

FONTE/CRÉDITOS: Prefeitura de Goiânia
Comentários:
Nerildo e Nerivan

Publicado por:

Nerildo e Nerivan

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!