Por iniciativa do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, foi definida nesta quarta-feira (15/1) a criação de um gabinete para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas e para prevenir e mitigar os danos provocados pelas fortes chuvas que têm acontecido na cidade.
O gabinete funcionará na estrutura da Defesa Civil do Estado de Goiás, ao lado do Estádio Serra Dourada, onde já há um local para monitoramento das condições do clima e para deflagrar medidas de socorro, quando necessárias. Segundo Mabel, serão dois tipos de abordagens: para as emergências, especialmente nos próximos 15 dias, período para o qual há previsão de mais chuvas volumosas, e, posteriormente, para soluções definitivas, com obras de drenagem.
“Estamos assinando o decreto formando o gabinete de crise junto com o Estado. Falei sobre esse assunto com o governador Ronaldo Caiado e decidimos fazer esse gabinete em conjunto”, anunciou o prefeito Sandro Mabel.

Para a detecção das precipitações, Mabel determinou que sejam adquiridos mais pluviômetros, com recursos do município, para reforçar o trabalho feito pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
O comandante do Corpo de Bombeiros de Goiás, coronel Washington Luiz Vaz Júnior, destacou a importância de ter um comando unificado. “No gabinete de crise, é uma decisão unificada. O prefeito deu uma ideia, levou para o gabinete, o gabinete trata a ideia, e com poucos minutos essa ideia roda todo mundo aqui nessa mesa. Por isso o gabinete de crise dá certo”, explicou. “Eu confio, acredito que essa ação será um sucesso”, assegurou.
Comentários: