A partir da próxima segunda-feira (10/3) a Rádio UFG poderá ser sintonizada na frequência modulada 88,5 FM, a primeira do dial, marcando a nova fase da antiga Rádio Universitária UFG, fundada em 1962, que até então é acessada na amplitude modulada (FM). O evento de virada de chave vai ser realizado na sede da rádio UFG, a partir das 8 horas da manhã, com a realização ao vivo do programa Boa Semana UFG, transmitido às segundas desde 2019, na Alameda das Rosas, Setor Oeste.
O evento terá a presença da diretora-geral da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a jornalista Maíra Bittencourt, que vai participar ao vivo, às 8 horas da manhã, do programa Boa Semana UFG. A diretora-geral foi convidada, pois, desde 2023 a Rádio faz parte da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNPC), por meio da EBC. O que permite a veiculação de programação da rede e colaboração técnica, além do fortalecimento da produção regional por meio do intercâmbio de conteúdos artísticos e jornalísticos.
O processo começou há mais de 10 anos quando a então presidenta Dilma Rousseff editou o Decreto 8.139 de 7 de novembro de 2013, que dispõe sobre as condições para extinção do serviço de radiodifusão sonora em ondas médias de caráter local e outros temas. No ano seguinte, o Ministério das Comunicações publicou a Portaria 127 de 12 de março de 2014 com os procedimentos para que a adaptação fosse levada adiante.

Comentários: