Seu Portal de Notícias N&N - Sua fonte de notícias no Brasil

Sexta-feira, 20 de Junho de 2025

Notícias/Saúde

SES alerta para o aumento de doenças respiratórias em crianças e adolescentes

Segundo a Secretaria de Saúde, aumento é esperado após início das aulas e períodos festivos como Carnaval. Vacinação e medidas não farmacológicas são essenciais para prevenir as doenças

SES alerta para o aumento de doenças respiratórias em crianças e adolescentes
Iron Braz
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), alerta a população que reforce os cuidados para evitar o aumento de doenças respiratórias. A pasta explica que já era previsto o crescimento do número de casos em crianças e adolescentes, neste período sazonal, após o início das aulas e do Carnaval. Neste ano, já foram registradas 836 notificações. No mesmo período do ano passado, ocorreram 638 casos.

Para evitar a contaminação e o agravamento da doença, a SES lembra aos pais e responsáveis que devem manter a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes atualizada, reforçando a importância da prevenção com a imunização contra a Covid e a Influenza. Além disso, a adoção de medidas simples, como cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, lavagem frequente das mãos, uso de álcool gel na indisponibilidade de água e sabão. Ainda destaca que é essencial a utilização de máscara de proteção para quem apresenta sintomas de problemas respiratórios, além de dar preferência para ambientes arejados e bem ventilados.

A SES explica que a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) abrange casos de síndrome gripal, podendo evoluir para o comprometimento da função respiratória que, na maioria dos casos, leva à hospitalização. As causas podem ser vírus respiratórios, dentre os quais predominam os da Influenza do tipo A e B, Vírus Sincicial Respiratório, SARS-COV-2, bactérias, fungos e outros agentes. 

Publicidade

Leia Também:

A secretaria alerta que há ainda o risco do agravamento e desenvolvimento da bronquiolite, que é uma infecção viral que atinge o trato respiratório, afetando, principalmente, crianças menores de 2 anos. A doença pode ser causada por vírus respiratórios, sendo o principal o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Em janeiro deste ano, 97 crianças precisaram de internação em unidades estaduais em função da bronquiolite, já em fevereiro, o número chegou a 202 internações. 

FONTE/CRÉDITOS: SES Goiás
Comentários:
Nerildo e Nerivan

Publicado por:

Nerildo e Nerivan

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

Zona: NERILDO E NERIVAN - 728X90 - PM SENADOR CANEDO Código:

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!