Seu Portal de Notícias N&N - Sua fonte de notícias no Brasil

Terça-feira, 22 de Abril de 2025

Notícias/Saúde

Governo de Goiás lança projeto para identificação de bebês nas maternidades estaduais

Iniciativa da Superintendência de Identificação Humana da Polícia Civil, biometria neonatal será coletada ainda na sala de parto, prevenindo crimes e resguardando direitos de recém-nascidos e familiares

Governo de Goiás lança projeto para identificação de bebês nas maternidades estaduais
Iron Braz
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O governador Ronaldo Caiado anunciou, nesta terça-feira (18/3), uma iniciativa pioneira para garantir segurança e cidadania aos recém-nascidos nas maternidades goianas. O projeto “Identificação Neonatal Goiás” prevê a coleta das impressões digitais dos bebês ainda na sala do parto e o registro dos dados no sistema da Polícia Civil, prevenindo crimes como desaparecimentos, trocas e fraudes e resguardando as famílias.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Caiado exaltou o pioneirismo do projeto desenvolvido pela Superintendência de Identificação Humana da Polícia Civil de Goiás (PCGO). “É um passo histórico na proteção da infância e na modernização da segurança pública”, afirmou ele. Para o governador, a iniciativa também fortalece a inclusão social e garante que cada cidadão goiano tenha acesso aos seus direitos fundamentais desde o nascimento. “Seguimos firmes no compromisso com a inovação e a cidadania, fazendo de Goiás uma referência para o Brasil”, completou.
  
O delegado-geral da PCGO, André Ganga, destacou que a iniciativa amplia segurança das famílias “do momento do parto até a alta da maternidade”. “A Polícia Civil de Goiás está escrevendo um novo capítulo na identificação civil do Brasil, efetivando o cumprimento do princípio da proteção integral da criança, desde o nascimento, garantindo mandamento previsto no Estatuto da Criança e Adolescente”, declarou ele.

Procedimento
De acordo com o protocolo do projeto “Identificação Neonatal Goiás”, a biometria é realizada em três etapas, sendo uma coleta inicial na sala de parto e uma segunda coleta na alta hospitalar para confirmar a identidade do bebê e da mãe, garantindo que o vínculo permaneça intacto. Por fim, ocorre a vinculação dos dados no sistema de identificação civil e início da emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) do bebê. 
  
O objetivo é tornar obrigatória a adesão ao projeto para todas as maternidades públicas e privadas em funcionamento no estado. Aquelas que priorizarem os procedimentos e seguirem todos os protocolos estabelecidos pela PCGO receberão o Selo Maternidade Segura, destacando o compromisso com a proteção da infância como um diferencial de qualidade.

Publicidade

Leia Também:

Parceria
O projeto “Identificação Neonatal Goiás” tem a parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Os protocolos já estão em fase de implementação no Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Goiânia (GO). Até outubro, a iniciativa será levada para todas as maternidades da rede pública estadual. “É uma iniciativa que reforça o compromisso da SES-GO com a humanização e a segurança dos nossos bebês e suas famílias”, avalia o titular da pasta, Rasível Santos.

FONTE/CRÉDITOS: Governo de Goiás
Comentários:
Nerildo e Nerivan

Publicado por:

Nerildo e Nerivan

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!