Seu Portal de Notícias N&N - Sua fonte de notícias no Brasil

Sabado, 22 de Marco de 2025

Notícias/Cidades

IPTU Goiânia: prazo para pagamento à vista com 10% de desconto termina nesta quinta, 21

Além do desconto para pagamento em parcela única, o município disponibiliza mais três opções ao contribuinte, com parcelamento em até 12 vezes, sem juros

IPTU Goiânia: prazo para pagamento à vista com 10% de desconto termina nesta quinta, 21
Prefeitura de Goiânia
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), lembra o contribuinte que o último dia para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025 à vista, com 10% de desconto, é nesta quinta-feira (20/2).

O secretário da Fazenda, Valdivino de Oliveira, destaca a economia gerada caso o cidadão opte pelo pagamento da cota única. “É um desconto considerável. Se o cidadão traduzir em juros, é 1% ao mês concedido em cima do valor total do imposto”, explica. O pagamento pode ser realizado em qualquer agência bancária, lotérica ou por meio do internet banking. 

Para facilitar, além do desconto, o Município disponibiliza mais três opções ao contribuinte: parcelamento em até 11 vezes, sem desconto, por meio da guia emitida pelo município, parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito, mantendo o desconto e pagamento via PIX, por meio do QR Code impresso na guia. 

Publicidade

Leia Também:

De acordo com o secretário, a expectativa é arrecadar cerca de R$ 1 bilhão até o final deste ano. A Constituição Federal determina que 25% da arrecadação do IPTU seja aplicada na educação e 15% na saúde. "Essas duas vinculações são automáticas. No momento em que o contribuinte paga o imposto, esses percentuais já são transferidos diretamente para as respectivas áreas, sem sequer passar pelo Tesouro Municipal", esclarece.

Os 60% restantes da arrecadação ficam no caixa do Tesouro Municipal e são destinados a despesas de infraestrutura e manutenção da cidade, incluindo coleta de lixo, operação do Aterro Sanitário, tapa-buracos, sinalização viária e manutenção de bocas de lobo. "Todo esse montante é aplicado conforme o que está previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA), que determina as despesas com cada serviço público", destaca o secretário.

O gestor também enfatiza a importância do pagamento do IPTU em dia para garantir a continuidade dos serviços essenciais. "Quando o cidadão mantém seus tributos regularizados, a prefeitura consegue manter a cidade funcionando adequadamente, com investimentos diretos em infraestrutura e qualidade de vida para todos", reforça

Por fim, Oliveira ressalta que a aplicação dos recursos do IPTU não é decidida de forma arbitrária, mas sim conforme os valores aprovados no orçamento municipal. "Tudo é definido por lei, não há decisões individuais. A destinação dos recursos já está pré-estabelecida na legislação orçamentária". 

FONTE/CRÉDITOS: Prefeitura de Goiânia
Comentários:
Nerildo e Nerivan

Publicado por:

Nerildo e Nerivan

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!