O governador Ronaldo Caiado destacou nesta terça-feira (2/9), em Belo Horizonte, a estabilidade fiscal, segurança pública, educação e emancipação social como pilares do desenvolvimento de Goiás. “Um Estado que estava quebrado, falido e bloqueado no Tesouro, hoje é um Estado em que eu discuto as melhores condições de qualquer outro Estado do país”, frisou. 

Com a presença de lideranças políticas, empresários e sociedade civil, Caiado liderou palestra no evento Conexão Empresarial, promovido pela VB Comunicação, revista Viver Brasil, Blog do PCO e jornal O Tempo. Caiado destacou o enfrentamento da criminalidade e a percepção de um ambiente favorável para a economia. “Avançamos no combate à criminalidade. Isso fez com que os empresários entendessem e exergassem o Estado com equilíbrio fiscal”, afirmou. A fala menciona a queda contínua dos principais indicadores de criminalidade: homicídio doloso (62%), latrocínio (95%) e roubo a comércio (92%), na comparação entre 2018 e 2025.

O governador destacou ainda a política de contenção de gastos e otimização dos recursos públicos como alicerce para o desenvolvimento. “Hoje somos um estado com maior liquidez, com R$ 15 bilhões em caixa, que tem um fundo de estabilização econômica de R$ 4 bilhões em reserva, que cada vez mais dinamiza a eficiência empresarial”, acrescentou.

Leia Também:

Em paralelo, Caiado demonstrou que os avanços em outros níveis, como o social. “Goiás, hoje, tem o menor percentual de pessoas em extrema pobreza no país”, sublinhou ao citar o avanço no ranking brasileiro de emancipação de pessoas. O destaque da educação goiana foi repercutida. “Invisto na educação para valer e sou aquele que acompanha a educação do dia a dia”, reforçou o governador, indicando aporte para melhorar a qualidade da infraestrutura, alimentação, laboratórios, uniformes, kits de material escolar, entre outros investimentos. 

Diálogos
Caiado abriu os compromissos do dia em reunião com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema e, na sequencia, foi recebido na Assembleia Legislativa de Minas Gerais pelo presidente da Casa, deputado Tadeu Leite. O governador finalizou a agenda em reunião com o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, cujo foco foi o pacto federativo.

“Não é razoável que tantos recursos fiquem concentrados em Brasília, 70% aproximadamente, e pouco dinheiro ficando nos municípios, que é onde as coisas acontecem”, avaliou o gestor mineiro que enalteceu a conduta municipalista de Caiado. “Receber esse gesto do governador Caiado em Minas Gerais, visitando a Associação, que representa tantos municípios, demonstra compromisso”, disse. A instituição representa 836 municípios.

FONTE/CRÉDITOS: Secom Goiás