Seu Portal de Notícias N&N - Sua fonte de notícias no Brasil

Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

Notícias/Geral

Setor industrial em Goiás cresce 5,7% em 12 meses

Em outubro, na comparação com o mês anterior, a produção industrial subiu 2%. Setor de confecção de artigos do vestuário e acessórios teve alta de 209,4%

Setor industrial em Goiás cresce 5,7% em 12 meses
Cristovão Matos
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O setor industrial goiano registrou crescimento de 5,7% nos últimos 12 meses, com acumulado positivo de 3,7% ao longo de 2024. Em outubro de 2024, na comparação com o mês anterior, a produção industrial subiu 2%, após alta de 2,7% em setembro. Na comparação com outubro de 2023, o setor industrial goiano subiu 1,5%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (13/12).

Na variação de 1,5% de outubro de 2024 na comparação com o mesmo mês de 2023, sete seções e atividades industriais contribuíram de maneira significativa para a alta no período, sendo elas: confecção de artigos do vestuário e acessórios (209,4%); fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (62,8%) e fabricação de máquinas e equipamentos (72,0%). 

"A indústria em Goiás continua evoluindo, com destaque para a confecção de vestuário e acessórios”, comenta o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho. “O programa Cinturão da Moda, desenvolvido pela SIC, tem sido essencial para impulsionar esse setor, fomentando a capacitação, gerando empregos e consolidando Goiás como um polo estratégico da moda no Brasil", celebra. 

Publicidade

Leia Também:

Na confecção de artigos do vestuário e acessórios, as altas foram devidas ao aumento na produção de camisetas de malha, calças compridas femininas, calças compridas masculinas, camisas masculinas e camisas de malha masculinas. O aumento da produção de automóveis com motor a gasolina, álcool ou bicombustível, veículos para o transporte de mercadorias com motor diesel e chassis com motor para automóveis, também contribuiu de modo expressivo para o crescimento do setor industrial no período.

Brasil
A indústria nacional, por sua vez, caiu 0,2% em outubro na comparação com setembro do ano corrente, mas teve alta de 5,8% na comparação com outubro de 2023. O acumulado do ano no país foi de 3,4% e o acumulado em doze meses foi de 3,0%.

Na passagem de setembro para outubro, a produção industrial brasileira recuou 0,2%, com diminuição de ritmo em quatro dos 15 locais investigados pela pesquisa. As maiores quedas foram registradas por Rio Grande do Sul (-1,4%) e Rio de Janeiro (-1,3%). As altas, por sua vez, foram vistas em 11 dos 15 locais, com Goiás subindo 2%.

FONTE/CRÉDITOS: Governo de Goiás
Comentários:
Nerildo e Nerivan

Publicado por:

Nerildo e Nerivan

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!